domingo, 20 de janeiro de 2013

TERRAMOTO DE VALDIVÍA - CHILE


Terramoto mais forte da história ocorreu no Chile há 50 anos

Nos últimos 50 anos, milhares de pessoas foram vítimas de terremotos na América Latina. O tremor mais forte registrado nesse período, não apenas no continente como em todo o mundo, ocorreu no Chile em 22 de maio de 1960 e atingiu 9,5 graus na escala Richter.

A cidade de Valdívia, que fica a cerca de 740 quilômetros de Santiago, foi a mais atingida pelo abalo, que gerou um maremoto com ondas de até 10 metros. Mais de 2 mil pessoas morreram.

As ondas apagaram do mapa cidades inteiras na costa chilena e fizeram vítimas também em outros países banhados pelo Pacífico como o Japão, as Filipinas e os Estados Unidos.

A costa oeste da América do Sul fica numa região de encontro de duas placas tectônicas: a placa de Nazca, submersa no Oceano Pacífico, e a placa sul-americana, onde fica o continente.

O Chile é um dos países em que ocorrem mais tremores por ano, devido ao fato de grande parte de seu território estar exposto aos ajustes constantes destas duas placas.


Penso que este terramoto ficou marcado na história , pois foi dos mais devastadores sismos ocorridos em todo o mundo.
É impressionante como é que a natureza consegue fazer destas coisas

domingo, 28 de outubro de 2012

Vulcão na Nova Zelândia entra em erupção após 115 anos


Vulcão na Nova Zelândia entra em erupção após 115 anos


Uma erupção de vapor do vulcão Monte Tongariro, no norte da Nova Zelândia, registrada na noite de segunda-feira, dia 6 de agosto, cobriu áreas próximas com cinzas e pedras.
De acordo com relatos da população local, era possível sentir o cheiro de sulfato há mais de 250 quilômetros de distância do vulcão.

A erupção foi a primeira da montanha desde 1897. Especialistas disseram que foram pegos de surpresa, apesar de terem registrado alguma atividade sísmica nas últimas semanas.